Curitiba

Há quem diga que Curitiba é a capital mais europeia do país. Para alguns, o título se justifica pelas áreas verdes. Para outros, o que faz diferença é a organização do trânsito e do transporte público. O frio colabora, e muito, para essa atmosfera: no inverno de 2013, chegou a nevar na cidade. A alcunha de cidade verde, metrópole ecológica e afins é calcada em eficientes soluções urbanas e uma invejável gama de parques urbanos. Na gastronomia, Curitiba também agrada, tanto nas cantinas de Santa Felicidade como nos badalados restaurantes do Batel.

ATRAÇÕES

Museu Oscar Niemeyer: Projetado por Niemeyer, o “Museu do Olho” é o mais bonito de Curitiba, com obras contemporâneas e mostras temporárias.

Museu Paranaense: O palacete de 1928 guarda relíquias como uma coleção de sabres e um piano inglês de 1843. Painéis contam as histórias da imigração, das tribos indígenas e das revoltas no Paraná.

Jardim Botânico: Sua estufa de vidro é inspirada nos antigos salões de cristal ingleses. O Museu Botânico, um dos maiores do mundo, conta com mais de 400 mil espécies catalogadas. 

Linha Turismo: Os ônibus de dois andares passam por mais de 20 atrações turísticas da cidade em 2h30 de percurso. O ingresso dá direito a quatro reembarques. Saídas a cada 30 minutos da Praça Tiradentes, Centro.

Torre Panorâmica: Do alto dos 110 m, a vista de 360º alcança toda a região metropolitana e, em dias claros, a Serra do Mar.

Mercado Municipal: Charmoso, foi revitalizado: a praça de alimentação cresceu, e há uma área exclusiva para os produtos orgânicos.

Passeio de Trem pela Serra do Mar: O passeio com duração de três horas sobre a encosta da serra passa por túneis, pontes e viadutos metálicos em meio às belíssimas reservas da mata atlântica. Há também a litorina de luxo com com poltronas de couro, sofás de veludo e serviço de primeira classe. Durante o trajeto é servido um requintado café da manhã e frisante para brindar o passeio.

Capital do Natal: Em novembro e dezembro, Curitiba se ilumina e ganha várias atrações relacionadas ao Natal. A mais famosa é o Natal do Palácio Avenida, espetáculo formado por um coral de crianças nas janelas do palácio e jogos de luzes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguese