Quer viajar? Saiba quais países exigem o seguro viagem obrigatório.

Viajar é um sonho para a maior parte dos brasileiros. Não importa o lugar ou a razão, conhecer novos lugares e culturas e ainda poder relaxar tornam as viagens uma das atividades mais prazerosas. Para que a sua viagem corra como foi planejada e não lhe traga nenhuma dor de cabeça desnecessária, alguns detalhes burocráticos precisam de atenção, e o seguro viagem é um deles.

Mais do que evitar problemas antes de você sequer conseguir colocar os pés no destino final, a contratação do seguro pode livrar você de situações ainda piores, que podem aparecer de forma inesperada, correndo o risco de estragar a sua viagem tão sonhada.

Esse seguro é indispensável e obrigatório para a sua entrada em determinados países. Preparamos nesse post algumas informações importantes sobre os principais destinos!

Europa

No continente temos o Tratado de Schengen, esse tratado, que delimita o chamado “Espaço Schengen” dentro da Europa, foi criado para facilitar a livre circulação dos cidadãos europeus entre os países acordados. Desde 2012 os cidadãos brasileiros não necessitam de visto para entrar em qualquer um dos Países Europeus integrantes do espaço Schengen, quando estiverem se deslocando a turismo e por no máximo 90 dias.

No entanto, entre outras obrigatoriedades previstas, devem portar um SEGURO VIAGEM com cobertura mínima de 30.000 Euros (ou o equivalente em Dólar) para acidentes, enfermidades e repatriação. Esse seguro também é conhecido como SEGURO SCHENGEN.

O Reino Unido não segue o Tratado de Schengen, no entanto, na Irlanda, a contratação do seguro é obrigatória, mas não é exigido o valor mínimo de 30 mil euros. Já países como França, Bélgica, Luxemburgo, Itália e Portugal, por exemplo, integram o tratado e fazem a exigência da cobertura mínima.

América Latina

No caso da América Latina, e isso inclui os nossos vizinhos aqui na América do Sul, a maioria das nações não exige a contratação de um seguro viagem, com a exceção de duas nações: Cuba e Venezuela.

Para entrar em solo cubano, você terá que fazer a contratação de um seguro no valor mínimo de 10 mil dólares, com cobertura para assistência médica.

Já na Venezuela a exigência é ainda maior. O seguro deve ter o valor mínimo de 40 mil dólares para assistência médica, e repatriação médica e funerária. O país ainda obriga a contratação adicional de um seguro no valor de 1 mil dólares específico para roubos, furtos ou extravio de bagagem.

Em outros países que fazem fronteira com o Brasil e que são bastante visitados pelos brasileiros como a Argentina e o Paraguai, a contratação do seguro não é obrigatória.

Estados Unidos

Os Estados Unidos irão passar a exigir seguro saúde para imigrantes que solicitarem vistos. A nova medida, que foi antecipada pelo The Wall Street Journal e entrará em vigor em 3 de novembro de 2019, isso permitirá que apenas os imigrantes “cobertos por seguros médicos aprovados” ou que tiverem “recursos financeiros para pagar pelos custos médicos razoavelmente previsíveis” possam entrar no país.

Mas não foi especificado quanto dinheiro será exigido nem quais critérios concretos serão aplicados. O requisito também não será exigido de filhos de cidadãos americanos que não forem, eles próprios, americanos, nem de refugiados ou requerentes de asilo. Mas a medida será imposta aos demais solicitantes de visto, mesmo que tenham familiares nos Estados Unidos.

Austrália

O seguro viagem também é obrigatório. Nesse caso, o governo australiano exige que o estudante faça a aquisição do Overseas Student Health Cover (OSHC), para que assim tenha acesso ao sistema público de saúde do país.

Esse seguro possui uma cobertura básica para pagamento de médicos e hospitais públicos, além de despesas de emergência e gastos com ambulância. Para exemplificar de uma forma mais clara, ele funciona como se o contratante, a partir se sua aquisição, passasse a ter acesso equivalente ao SUS no Brasil.

Está esperando o que para contratar seu seguro viagem com a gente? Não deixe algo que pode ser muito simples estragar sua viagem!

pt_BRPortuguese